terça-feira, dezembro 15, 2015

Leituras de 2015: Top 5 Nacionais

Pessoas Queridas,

Eis que regresso com a seleção de livros nacionais. Como eu já disse, foram a maioria este ano, mesmo sem contar os inúmeros contos lidos isoladamente, e me reservaram boas surpresas. Resolvi seguir o mesmo critério que me levou a não ter uma categoria de juvenis e, por isso, não vou indicar volumes subsequentes de séries, como a Tempos de Sangue, do Eduardo Massami Kasse -- a essa altura, todos já sabem que eu sou fã de carteirinha! :)

Então, em ordem aleatória, aqui vão meus indicados:


Os Perigos de Madame Zenóbia, de Marcos Siani. Um dos livros mais divertidos que li nos últimos tempos, acompanha as peripécias de uma vidente septuagenária e suburbana que, com a ajuda do fiel Zé -- o espírito que habita sua bola de cristal -- resolve casos de vampirismo, obsessão, possessão demoníaca e todo tipo de coisa-ruinzice. Detalhe, os casos acontecem em lugares como quadras de escola de samba, supermercados e a farmácia da esquina, com um humor inteligente e levemente escrachado, mas que jamais desce o nível. Recomendadíssimo até para quem não é carioca.



E de Extermínio, de Cirilo S. Lemos. Imaginem que a República não foi proclamada e temos um D. Pedro III. Num Rio de Janeiro alternativo, já visitado pelo autor nos seus contos das coletâneas Dieselpunk e Excalibur,  emergem as figuras de um matador de aluguel e de seus filhos, um aventureiro e honesto até a medula, o outro tomado pelos delírios do messianismo. Quando as coisas começam a acontecer, eles não conseguem se afastar. E eu, como leitora, também não consegui.


Lobo de Rua, de Jana P. Bianchi. Mais uma novela que um romance, mas só em termos de tamanho: a dimensão humana dos personagens é daquela que a gente costuma ver nos livrões. O livro mostra o curto, terno e trágico período de convivência entre dois homens amaldiçoados pela licantropia, e descortina, ainda que apenas por uma fresta, o universo da mágica e estranha Galeria Creta. Leiam e esperem, que a autora promete muita coisa legal a partir do ano que vem!


O Homem de Azul e Púrpura, de Vilson Gonçalves. O autor paranaense criou um fascinante universo de inspiração pré-colombiana, em que convivem inúmeras tribos, com mitos, costumes e aparências diferentes. Este primeiro volume da série narra o início da viagem do comerciante aventureiro Wayra e seu ajudante mal-humorado Pukakiru. É uma ótima introdução ao mundo de Quatrocantos e a promessa de muitas e boas histórias.


Império de Diamante, de João Beraldo. Outra fantasia que foge do eurocentrismo, desta vez para se situar num universo de características africanas. Em meio a uma terrível seca, quatro homens - um governante, um mercenário, um sacerdote e um guerreiro, membro de uma seita - veem seus destinos interligados numa trama que irá revelar a verdade acerca do misterioso Imperador de Myambe. Vale a pena conhecer.

*****

Bom, gente, esses são (entre muitos outros) os nacionais que recomendo. Vocês já conheciam? Ouviram falar? Ficaram com vontade de conhecer? Vamos trocar ideias.

Abraços, e até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Belas resenhas! Doido para ler todos!!!