quinta-feira, dezembro 17, 2015

Leituras de 2015: Categoria Mista


Pessoas Queridas,

Com esta postagem, encerram-se as dicas de leitura baseadas em 2105. Estas são indicações variadas, uma "categoria mista" que incluiu livros para jovens, álbuns solo de quadrinhos e coletâneas (nesses três casos, uma indicação nacional e uma estrangeira) e um livro de não-ficção que foi uma espécie de hors concours. Espero que vocês gostem!



 Inverso, de Karen Alvares. Neste YA com um toque sobrenatural, a jovem Megan entra em contato com uma outra versão de si mesma, cuja vida se desenrolou de maneira diferente -- e que não tem os mesmos escrúpulos. A tentativa da "outra" de dominar a personalidade original e os conflitos que vão-se somando são trabalhados de maneira tão magistral que você simplesmente não consegue deixar o livro de lado. Esperando ansiosamente a segunda e última parte, que sai no ano que vem!



O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs. Em busca de desvendar um segredo de família, um jovem encontra uma ilha habitada por crianças com estranhos poderes, para as quais o tempo jamais parece passar. As fotografias que ilustram o livro tornam a história ainda mais fascinante... e um pouco mais sombria.


Apagão: cidade sem lei/luz, de Raphael Fernandes e Camaleão. A história se passa numa São Paulo tornada caótica pela súbita falta de energia. Gangues lutam pelos recursos e pelo território, ao mesmo tempo que uma seita de fanáticos ameaça tornar a situação ainda pior. Com roteiro ágil, trama envolvente e ótima arte, o álbum também faz bonito no que diz respeito à qualidade gráfica. Vale a pena.


O Árabe do Futuro, de Riad Sattouf. Filho de um sírio e de uma francesa, o autor relembra sua infância passada na Líbia de Khadafi e na Síria de Hafez-Al-Assad. O estranhamento em relação àquilo que via e experimentava, os conflitos com outras crianças e, em especial, as convicções do seu pai - um sujeito sem noção, embora bem intencionado - são o foco principal do álbum, fornecendo uma espécie de prisma pelo qual se percebem as questões sociais e políticas. Em breve deve sair o volume 2 no Brasil, e estou de olho, pois realmente gostei bastante.


Boy´s Love: sem preconceitos, sem limites, organizada por Tanko Chan. Nove histórias com temática yaoi (romance entre rapazes) e com cenários tão diferentes quanto a Índia medieval e uma cidade brasileira contemporânea. À exceção de dois contos, há muito pouco que se possa chamar de explícito -- mas, por outro lado, a qualidade e a diversidade dos textos permite que a imaginação do leitor crie facilmente o que ficou nas entrelinhas. Muito legal, mesmo!


O Príncipe de Westeros, organizado por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Aqui a temática é diferente: protagonistas canalhas. Vários tipos de canalha, desde matadores malvados até espertalhões de bom coração. Gostei da maioria dos contos (na verdade, de todos menos um) e acho que vale a pena, especialmente para poder refletir sobre algumas formas de construção de universo que aparecem nas entrelinhas dos textos de Scott Lynch, Patrick Rothfuss e Phyllis Eisenstein.


 Longe da Árvore, de Andrew Solomon. Minha recomendação de não-ficção é essa abrangente pesquisa sobre o universo da diversidade, centrada principalmente em portadores de necessidades especiais (surdos, autistas, portadores de síndrome de Down) mas não só. O autor mergulha tão profundamente no psiquismo dessas pessoas e de suas famílias que a leitura vai muito além do informativo: propicia reflexões, questionamentos e, no meu caso, um ou dois insights. É um livro que recomendo a todos,

*****

Bom, pessoal, aqui terminam minhas indicações. Espero que vocês tenham gostado. Ou talvez já conhecessem? Contem aqui.

E, amanhã, eu vou começar a postar um conto para o Natal. Um conto inédito, com personagens meus que alguns de vocês já conhecem e que eu espero desenvolver melhor no ano que vem. Alguém adivinha?

Até lá!

Nenhum comentário: