sábado, outubro 10, 2009

O Novo Curso no PROLER

Pessoas Queridas,

Apesar das objeções e adiamentos, apesar da chuva, comecei ontem a dar o curso na sede do PROLER: Literatura Fantástica para Mediadores de Leitura. O objetivo é dar a conhecer a essas pessoas – professores, bibliotecários e idealistas em geral – as noções mais básicas acerca da Literatura Fantástica em suas várias vertentes, com destaque para a especulativa, que engloba a fantasia, o horror e a ficção científica.

Um curso como esse tem sua razão de ser porque – e aí não sou eu que digo: são os estudiosos das práticas leitoras, os acadêmicos - a mediação da leitura, no Brasil, costuma se dirigir somente às crianças, sem que haja uma preocupação em adequar as narrativas e as atividades propostas a um público um pouco mais velho. Ao mesmo tempo, o interesse dos adolescentes por livros como os de Harry Potter ou da série Crepúsculo não é aproveitado como ponto de partida para ampliar seus horizontes literários, seja pelo desconhecimento, por parte dos mediadores, das obras do gênero, seja porque este é considerado uma literatura “menor”, que não se presta à reflexão e ao questionamento esperado. E aí... Já se sabe, é mais fácil continuar a lhes impor os clássicos da literatura brasileira!

Para mostrar aos mediadores a existência de uma alternativa – não excludente, é claro, mas que possa se somar às ferramentas que já possuem – comecei por debater com eles as definições de literatura fantástica, tentando mostrar a relevância dessas narrativas e as vantagens de usá-las como forma de despertar o prazer da leitura. Depois falei um pouco sobre as origens do fantástico na literatura, o que prosseguirá no próximo encontro, em que trataremos do maravilhoso – contos populares e de fadas – e das origens do moderno conto fantástico nos séculos XVIII-XIX.

O terceiro e o quarto dias serão dedicados à literatura especulativa, que a maior parte dos alunos conhece bem menos, mas mesmo assim espero que a receptividade seja tão boa quanto a que obtive no nosso primeiro contato. Eu, que comecei a aula agradecendo àqueles que compareceram a despeito do clima, sou agora ainda mais grata, pelo interesse que demonstraram no que eu tinha a dizer e pela boa-vontade em partilhar leituras e experiências.

A vocês, meus caros – muito, muito obrigada. E... não se esqueçam das leituras para o dia 23!

Abraços a todos,

Ana

Nenhum comentário: