quinta-feira, dezembro 21, 2006

Top Books 2006 (parte 2)

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Espero que tenham gostado das sugestões do post anterior. Aqui vão mais algumas, também no campo da ficção:

Chove Sobre Minha Infância, de Miguel Sanches Neto. Lúcida, crítica e ao mesmo tempo sensível, esta é a autobiografia de um escritor que, nascido numa família de agricultores, teve de lutar e se rebelar para seguir sua verdadeira vocação. O grande destaque é a figura do padrasto: real, sim, e humano, mas a encarnação do arquétipo paterno. A não perder.

Viagem ao Fim do Milênio, de Abraham B. Yehoshua. A narrativa às vezes difícil não tira o brilho e o interesse desta história passada no limiar do Ano 1000, cuja trama central gira em torno da cultura - e das diferenças culturais - entre os judeus sefarditas e os asquenazis.

Mãos de Cavalo, de Daniel Galera. Na prosa mais exata e detalhista com que me deparei nos últimos tempos, o romance enfoca três fases da vida de um mesmo personagem, mostrando o complexo processo de construção de sua personalidade.

O Segredo da Bastarda, de Cristina Norton. Vale a pena vencer o preconceito que o título pode suscitar em alguns e ler esta saborosa narrativa, ambientada em Portugal (e, en passant, no Brasil) do século XVIII, na qual uma jovem "perigosamente" instruída para o seu tempo desperta o interesse de um certo príncipe João.

O Menino que Amava Anne Frank, de Ellen Feldman. Com mestria - eivada de uma ironia às vezes amarga - a autora inventa uma trajetória, pós-segunda guerra e se estendendo por décadas, para Peter Van Pels, nome verdadeiro do Peter Van Daan do conhecido Diário de Anne Frank. Às vezes culpado, às vezes pragmático, Peter procura se reconciliar com o passado e, principalmente, com a memória de seus pais e de Anne... apenas na ficção, já que o verdadeiro Peter Van Pels morreu num campo de concentração, antes mesmo do fim da guerra. Um livro envolvente, que certamente levará à releitura do Diário.

.....

Eu gostaria de me estender um pouco mais, deixando aqui uma reflexão para o ano que se avizinha. Também visitar cada um de vocês em seu "cantinho", à guisa dos cartões que, como sempre, acabei por não enviar. No entanto, as coisas sempre se atropelam nesta época do ano, e não posso demorar muito por aqui. Resta apenas o tempo justo para desejar a todos um excelente final de ano, com muita paz, harmonia e confraternização entre aqueles que vocês amam... e um início de ano melhor ainda, para todos nós e para este nosso pequeno e bravo planeta azul.

Quanto às dicas literárias, haverá uma pausa, mas não pensem que elas páram por aqui. Em Janeiro serei constante, com sugestões para que vocês se divirtam durante as férias.

Até lá!

Abraços carinhosos a todos. Adoro vocês.

Ana Lúcia

Nenhum comentário: