quinta-feira, dezembro 09, 2004

Top 20 2004 (parte 3)

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Finalmente, o Verão se faz sentir por aqui: um Verão extremamente quente e abafado, com chuvas rápidas e violentas no final da tarde (exatamente na hora em que eu tenho que sair para buscar a Luciana). A greve do Ministério da Cultura continua, por isso tenho tido tempo para ler, escrever e agitar atividades para o ano que vem. Já tenho nove minicursos agendados, no Rio e em Niterói, e preciso me empenhar na divulgação, além de conseguir outros lugares para dar cursos e palestras e contar histórias. É... Esta vida de self-made writer não é nada fácil...!

Num intervalo desse meu trabalho de formiguinha, preparei mais algumas dicas de leitura. Espero que gostem!

......

1. Os Despossuídos, de Ursula K. Le Guin. Já falei sobre a autora e a obra aqui na Estante, mas ambas merecem uma segunda menção. Le Guin está em sua melhor forma ao discutir as diferenças entre as civilizações capitalista e socialista, além de questões como o papel da mulher na sociedade e o direito do indivíduo à diferença, através da história de Shevek, um cientista proveniente de um planeta árido e pobre – mas onde a sobrevivência é possível graças ao sistema igualitário – cujas crenças e valores são confrontados com o que vê numa visita a um planeta onde a sociedade é individualista, consumista e desigual. Qualquer semelhança com o nosso planeta é mera coincidência.

2. A Espera, de Ha Jin. Na China vermelha, um médico do interior é mandado trabalhar em um hospital na cidade, onde se apaixona por uma enfermeira. No entanto, a esposa que deixou em sua terra natal se recusa a lhe dar o divórcio, e o caso de amor permanece não-consumado por anos a fio, ao mesmo tempo em que o país vai se modificando sob o efeito da revolução. Junto com Cisnes Selvagens, As Boas Mulheres da China e Balzac e a Costureirinha Chinesa, este livro fornece um panorama da história social da China, além de de um texto agradável e bem-construído.

3. Filha de Feiticeira, de Celia Rees. No século XVII, uma jovem, cuja mãe e avó praticam secretamente a magia, é enviada aos Estados Unidos, onde passa a viver numa colônia de puritanos. Embora encontre bons amigos entre eles, seus modos “diferentes” e a simpatia pelos índios fazem dela o alvo das desconfianças do reverendo local. O enredo não é original, mas a autora o desenvolve com muita habilidade, evitando os lugares comuns e proporcionando algumas surpresas. O livro tem uma continuação, Sangue de Feiticeira, que também vale a pena ler, principalmente para os que são fãs de romances históricos (eu!), de histórias envolvendo bruxas e magia (eu!) e das tradições dos nativos americanos (eu de novo!).

4. Encanto de Mulher, de Rose Tremain. Lewis, um adolescente precoce, acompanha sua mãe a Paris, onde ela trabalhará na tradução de um romance. A autora, Valentina, é uma mulher sedutora, por quem Lewis não tarda a se apaixonar. A trama dá uma reviravolta quando Valentina desaparece misteriosamente, fazendo o menino mergulhar de cabeça na tentativa de descobrir seu paradeiro – e, ao mesmo tempo, em suas próprias e conturbadas emoções. Muito bom.

E, finalmente, outro livro já citado na Estante... mas que merece destaque na Categoria Infanto-Juvenil:

O Fabuloso Maurício, de Terry Pratchett. Maurício é um gato espertalhão, que comanda uma trupe de ratos falantes e um jovem flautista, o “garoto com cara de bobo”, num golpe que se baseia na história do Flautista de Hamelin. No entanto, o esquema torpe e sinistro que descobre numa cidade o leva a uma nova ação... e a um desfecho que eu duvido que alguém consiga antecipar. Leiam e me digam...!

......

E, até lá... Abraços a todos!

Até a próxima!

Ana Lúcia

Nenhum comentário: