quinta-feira, novembro 18, 2004

Top 20 2004 (parte 1)

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Conforme prometido, hoje começarei a publicar a série Top 20 2004: a indicação dos 20 livros de que mais gostei, de janeiro até outubro deste ano. Na verdade, serão 25, pois decidi conceder algumas menções honrosas relativas a cinco diferentes categorias. Espero que vocês gostem!

Aqui vão as dicas:

1. A Vida Antes do Homem, de Margaret Atwood. Uma das minhas autoras preferidas (que voltará a aparecer nesta série), Margaret conta aqui a história do triângulo amoroso entre Nate – um homem bom, mas inseguro e confuso quanto a seus próprios sentimentos, - sua esposa Elizabeth e a jovem paleontóloga Lesje, que se dedica ao estudo dos dinossauros. A psicologia masculina e feminina e as relações humanas são abordadas com a maestria de sempre, e a narrativa, embora detalhada, nunca se torna tediosa. Vale a pena ler.

2. Anastácia e Bonifácia, de Flávio de Souza. Esta é uma das várias recriações de contos de fadas que li nos últimos tempos. A história, aqui, é a da Cinderela, que começa a ser contada sob o ponto de vista de suas irmãs adotivas (a Anastácia e a Bonifácia do título) mas que adquire contornos surpreendentes, grotescos e até sombrios quando passa a admitir a intervenção de outros personagens. Criativo da primeira à última página.

3. A Wizard of Earthsea, de Ursula K. Le Guin. Primeiro volume do Earthsea Quartet, relata o aprendizado de Ged, um jovem mago cujo maior inimigo reside dentro de si mesmo. Toda a tetralogia é ótima, mas a trama e a narrativa deste livro são as melhores. Ah! E se alguém quiser saber mais sobre a autora e sua obra, basta procurar por Ursula K. Le Guin na lista de posts mais antigos da Estante. Aposto que não se arrependerão de conhecê-la!

4. Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré. No interior da Albânia, o hábito milenar da rixa de sangue entre famílias determina o destino de um rapaz e afeta as vidas de um escritor e de sua jovem esposa, em visita à região. Tanto os costumes locais quanto as questões psicológicas são abordados com rara sensibilidade. Imperdível.

E agora, a indicação especial... na Categoria Não-Ficção!

As Sete Filhas de Eva, de Bryan Sykes. Fascinante relato de um dos maiores especialistas mundiais em genética, conta como a identificação de um elemento do DNA herdado pela linha materna permitiu aos cientistas traçar a herança dos povos europeus desde a Pré-História. Mesmo quem não entende nada sobre genética e ciência em geral (como é o meu caso) irá compreender as explicações, dadas de forma muito simples e clara, e se interessar pelas conclusões. Ah, sim... ele fez uma ficçãozinha no final, tentando imaginar uma história de vida para cada uma das sete ancestrais... Mas a pesquisa é seríssima, e o livro foi considerado uma das mais importantes publicações na área desde A Hélice Dupla, de James Watson, um dos descobridores do DNA juntamente com Francis Crick.

.......

Bom, Pessoas... Por enquanto é só. Espero que possam aproveitar estas dicas. Semana que vem tem mais... OK?

E, agora, umas brevíssimas linhas sobre mim. Agradeço muito a solidariedade de vocês quanto ao meu estresse. Valeram a força e os toques...! Agora, com a Biblioteca Nacional em greve (hehehe) e alguns contatos sendo feitos, acho que estou conseguindo relaxar um pouquinho, embora ainda tenha que lutar contra a ansiedade. Também ajudou muito a acolhida que tive no Colégio Gaia (gente, nunca dei tantos autógrafos!), a qual me levou, mais uma vez, a ter a certeza de que pelo menos algumas das sementes que venho lançando estão caindo em bom solo. Se são árvores amigas ou flores... então, a seu tempo, hão de germinar!

Abraços pra vocês,

Até a próxima!

Ana Lúcia

P. S. Com a greve da BN, estou descansando mais... mas, por outro lado, o computador de casa tem uma verdadeira barreira de antivírus, que impede o meu acesso a várias páginas e sistemas de comentários. Por isso, não conseguirei visitar todos vocês como gostaria. Espero que compreendam... e acreditem, volto assim que puder!

Abraços,

Ana

Nenhum comentário: