segunda-feira, agosto 23, 2004

Fantastik: uma revista sobre fantasy fiction

Oi, Pessoas!! Tudo bem?

Hoje quero trazer uma dica de leitura especial para aqueles que gostam de fantasy fiction, em livros, quadrinhos, cinema e até mesmo games e RPG. Trata-se da revista Fantastik, lançada pela Mythos Editora, a qual vem preencher uma lacuna entre as publicações voltadas para o gênero.

Ao contrário da maior parte das revistas (há exceções, mas são raras), que costuma ser voltada para RPG e jogos e/ou publicar quadrinhos, Fantastiktem o diferencial de trazer vários (bons) artigos sobre Literatura, como uma análise das obras de fantasy no Brasil, assinada por Roberto de Sousa Causo (Número Zero), uma entrevista com a autora da série O Mundo de Crestomanci, Diana Wynne Jones, considerada por muitos uma precursora de J. K. Rowling (Número 1) e inúmeras resenhas de obras literárias. A revista traz também novidades no mundo dos games, quadrinhos e cinema: o Número Zero focalizava Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que estava sendo lançado na época, enquanto o Número 1 tem matérias sobre Hellboy e Eu, Robô. Entre os dois, houve o Número Meio (sim, isso mesmo, o Número 0,5!!), lançado talvez como forma de testar o mercado para ver se Fantastik seria bem aceita pelo público. Pessoalmente, espero que sim... e que em breve eles anunciem que estão aceitando colaboração dos leitores!! ;)

Sem querer fazer propaganda da editora, não posso me furtar a comentar outra novidade que vi no site: eles estão publicando a primeira aventura da série Elfquest, de Wendy e Richard Pini, que conquistou fãs em todo o mundo na década de 80. Eu fui uma dessas fãs, especialmente do Strongbow, o caçador caladão que inspirou alguns personagens de meus contos, inclusive um outro Caçador que alguns de vocês já conhecem. Infelizmente, a história só está sendo lançada no Brasil agora, e ainda por cima em P&B e em formato pequeno... mas, mesmo assim, vale a pena!

Para quem não conhece a série, o site oficial (em Inglês) conta tudo. Já para quem não conhece O Caçador, basta procurar a sinopse e um trecho nos arquivos da Estante Mágica. Acho que vocês vão gostar... ou, pelo menos, apreciar o esforço.

E para quem leu e gostou, ou para quem simplesmente torce por mim, uma novidade. A data e o evento ainda não estão confirmados, mas é bem provável que o livro tenha um lançamento em São Paulo, na última semana de Outubro. Anotem, amigas e amigos paulistas! Quem sabe não teremos oportunidade de nos conhecer pessoalmente?

Abraços a todos (virtuais, por enquanto)!

Até a próxima!

Ana Lúcia

Nenhum comentário: