sábado, julho 05, 2014

Os Novos Patrimônios da Humanidade



Pessoas Queridas,

Não sei se vocês sabem, mas, como funcionária da Biblioteca Nacional, tenho contribuído (modestissimamente, é claro) para a guarda do nosso patrimônio cultural, no meu trabalho diário com manuscritos e às vezes também na preparação da candidatura de documentos e coleções ao status de Memória do Mundo. Tivemos algumas vitórias neste sentido e isso enche de orgulho a todos nós, agentes da preservação cultural.

Agora, a UNESCO acaba de anunciar 26 novos sítios eleitos como patrimônio da humanidade, que incluem desde cavernas com pinturas rupestres a florestas inteiras - e, ao mesmo tempo que me deleito com as imagens e sonho visitar cada um desses lugares, quero chamar a atenção para a importância de haver pessoas que façam esse trabalho. Pessoas que estudem, que compreendam cada obra ou paisagem em seu contexto, que analisem e façam valer critérios consistentes para a nomeação e a preservação desses registros.

Vamos admirar os monumentos, mas também valorizar aqueles que lutam e trabalham pela sobrevivência de nossa cultura, de nosso passado, de nosso planeta.

Acima: uma imagem de Pergamon, na Turquia, um dos grandes centros de conhecimento e aprendizado do mundo antigo, agora também na lista da UNESCO. 

Nenhum comentário: