domingo, outubro 24, 2010

Frio na Barriga: o Lançamento Carioca dos Contos de Fadas



Pessoas queridas,

A maioria de vocês sabe que já lancei livros independentes, dois dos quais tiveram tardes de lançamento. Além disso, participei do evento que lançou os primeiros volumes da coleção Imaginários, iniciada com um bate-papo muito concorrido. Todas essas foram boas experiências, mas nada que se compare ao que senti nos dois lançamentos de O Conto de Fadas, ao lado do Marco Haurélio e de seu Breve História da Literatura de Cordel.

Em Sampa, no dia 5, a prévia já foi animadora. A maior parte das pessoas que compareceram eram convidadas do Marco, mas contei com a presença de alguns amigos maravilhosos: meus "sobrinhos do coração" Rodrigo Sérvulo e Raíssa Alonso, Janaína Bonassi e a sempre linda Gabi, minha amiga cronista Andréa Migliacci e, como a grande surpresa da noite, o impagável Adriano Siqueira. Foi uma noite gratificante, mas... foi apenas o começo.

No dia 21, depois de ter recebido a ajuda de inúmeros amigos para divulgar o evento, lá fui eu, com Luciana a reboque, para o Centro do Rio. Estava com um tremendo frio na barriga, não apenas de ansiedade, mas de medo que a falta de luz que atingia várias ruas acabasse por atrapalhar ou até cancelar o lançamento. Felizmente, a Sete de Setembro estava iluminada, e a Livraria da Travessa linda e elegante como sempre!

O lançamento teve lugar no subsolo, uma sala bem-iluminada e aconchegante onde ficam, entre outros, os livros infantis e a HQ. Luciana foi chegando e já tomando posse de alguns livros e eu me sentei para esperar ao lado do João. Pouco depois chegou o Marco Haurélio, acompanhado da Rosa, da Editora Nova Alexandria. E, alguns minutos antes das cinco, nossa primeira convidada: Maya Blannco, do blog Contos e Folhetins!

O jovem autor Willian Nascimento também foi um dos primeiros e se enturmou com o Marco Haurélio, falando de Literatura. Pouco depois apareceu Anny Lucard, dos Contos Sobrenaturais, trazendo-me um dos CDs produzidos em seu programa e acompanhada por um amigo queridíssimo, o Thiago Paranhos, que, junto com a Raíssa e o Rodrigo, vem acompanhando desde o início a saga do Castelo das Águias. Nesse meio-tempo, o pessoal da Biblioteca Nacional começou a chegar, não apenas os colegas de sala e mais dois ou três que eu esperava, mas pessoas que nem imaginava que apareceriam.

Fiquei comovida com a Carmem, uma senhora que tem problemas com o joelho e, sem ter conseguido táxi. caminhou até lá, com a maior dificuldade; e com a Rosângela, que trabalhou até mais tarde no dia anterior para poder me dar um abraço. Isso, claro, sem desvalorizar a presença dos outros, muitos outros na verdade, que passaram por lá. Alguns me cumprimentavam, compravam o livro e saíam rapidinho; outros ficavam batendo papo com os colegas ou olhando as estantes. Aliás, foi o que fizeram mais dois amigos escritores, o Lucas Rocha - futuro bibliotecário - e a Vânia Vidal, do blog Além da Borda.

Enquanto isso, Gláucia, do site Na Jangada, conversava animadamente com o Marco Haurélio e seus convidados, entre os quais o escritor Fábio Sombra. Minha família chegou, e Luciana ganhou companhia para procurar o Wally: seus primos Lucas e Marina. Mais para o fim apareceram algumas amigas da Yoga e nosso professor, o Daniel, bem como minha sobrinha do coração mais riponga, a Renata Rodrigues. E, para coroar a noite, a contadora de histórias Deka Teubl, que divulga incansavelmente Os Contos de Fadas desde a primeira versão.

Eu poderia me alongar ainda mais falando sobre essa noite e seus momentos divertidos - o Marco e eu disputando a mesma caneta, as meninas da BN abusando do vinho tinto, o susto do meu primo Rogério ao ver um segundo Lucas refletido no espelho. Podia também falar do sorriso do João ao ver como todos me cumprimentavam, e do momento em que quase chorei quando a Liana, uma das diretoras da BN, afirmou que meu pai devia estar ali, vendo tudo aquilo e sentindo o maior orgulho já que ele era meu grande fã. Mas não tenho como expressar em palavras a emoção que senti naquela noite.

A quem participou, a quem apoiou, a quem torceu por mim - muito, muito obrigada. Esse foi um dos momentos mais gratificantes da minha carreira como escritora.

E, graças ao carinho de vocês, da minha vida.

Até a próxima!

Ana

sábado, outubro 16, 2010

Agora, Os Contos de Fadas no Rio!



Pessoas Queridas,

Como devem imaginar, estou com as estruturas um pouco abaladas por enquanto. Ainda assim - e até em memória de meu pai, que sempre foi Gente que Faz - sigo em frente com minha vida, atividades e com os compromissos assumidos.

Portanto, é com carinho e orgulho que venho convidá-los para o lançamento de "Os Contos de Fadas" no Rio, também em companhia do Marco Haurélio que lança sua "Breve História da Literatura de Cordel". Ficaremos felizes com sua presença!

terça-feira, outubro 12, 2010