sexta-feira, julho 07, 2006

Entre Gerações

Pessoas Queridas,

O post de hoje deveria ser apenas para homenagear o Professor Poli e a Mãe de Todas as Lus - traduzindo: meus pais, Prof. Antonio Policarpo e D. Luiza - que hoje completam nada menos que 50 anos de casados. No entanto, um telefonema, esta manhã, para felicitar o casal me fez pensar que tenho outro motivo de comemoração... Confiram:

(O telefone toca)

Prof. Poli (atendendo com voz de barítono): Alô?
Ana: Pai?
Prof. Poli (que é o pai de todas as Lus, pensando tratar-se da outra filha): Quem é? Maria Luiza?
Ana: Não, pai, sou eu, a Ana.
Prof. Poli: Ah! Ana! Tudo bem? Que é que manda? (é assim que ele fala)
Ana: Não mando nada. Só liguei pra dar os parabéns pelos 50 anos de casamento.
Prof. Poli: Ah! (meio constrangido) Obrigado! É um bocado, né?
Ana: Pois é.
Prof. Poli (passando a bola). Quer falar com sua mãe? (sem esperar resposta). Vou passar pra ela... Ah! Como está a garotinha?
Ana: Está ótima!
Prof. Poli (que, com 78 anos e seis netas, está meio "detraqué" quanto ao tempo): É a... a Luciana, né? Ela está bem? Já está falando tudo?
Ana (rindo). Falando só não, pai. Ela tá... tá LENDO tudo!


E nesse ponto sou eu que me sinto meio "fora do tempo", espantada com a súbita compreensão de que as coisas mudaram, avançaram... e que a garotinha que chamava hipopótamo de popopum e que, um ano depois, apenas rabiscava seu nome em letras de forma já é uma leitora!

Isso mesmo: uma leitora! E das boas - daquela que pega um livro de 16 ou 24 páginas e manda ver, do princípio ao fim! Claro que, na idade em que ela está - cinco anos e meio: é inteligente, mas não uma criança-prodígio - lê em voz alta e ainda tropeça em algumas palavras - mas está lendo, e, o que é mais importante, gosta muito de ler! Na escola, onde todos estão mais ou menos motivados nas aulas, ela está a todo vapor, e em casa... ah, em casa, com livros de todos os tipos em todos os cômodos, nem se fala. Vocês, que me conhecem, devem imaginar como estou orgulhosa com isso, e como ao mesmo tempo procuro ter em mente que devo facilitar as coisas para ela, mas sem forçar, a fim de que essa leitura por simples prazer floresça (ou não, quem sabe?) com o máximo de naturalidade nos próximos anos. Mas que estou feliz da vida, admito que estou. E com os meus pais também, porque, se hoje partilho o amor aos livros com minha filha, se ele enriquece tanto a minha vida, é a eles, primordialmente, que devo isso.

Assim, tenho a honra de comunicar que a linhagem de grandes leitores da família Merege já tem mais um membro, e que a Estante Mágica de Luciana já começa a se formar, com novas e importantes aquisições. Por enquanto, como Alice, ela só gosta de livros com figuras. Mas, quando isso mudar, ainda assim espero que continue a visitar os reinos de Fantasia.

Um grande abraço a todos,

Até a próxima!

Ana Lúcia

Nenhum comentário: