quinta-feira, dezembro 29, 2005

Top 15 2005 (Final)

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Neste último post do ano, as dicas são muito especiais. Sei que nem todos os leitores deste blog curtem o gênero fantástico, mas eu não poderia deixar de mencionar algumas das (muitas) obras geniais que li este ano e que podem se enquadrar nessa denominação. Vocês entendem, né? ;)

Antes de começar, quero salientar que os dois primeiros livros, embora possam agradar a todas as idades, são adequados ao público mais novo, a partir de nove ou dez anos. Se vocês não gostarem, fica a sugestão para seus filhos, sobrinhos e alunos. Mas eu achei o máximo.

Então, com vocês, aqui vai a Seleção Merege de


Fantasia, FC e Realismo Mágico

A Sétima Torre
, série de Garth Nix. Trata-se de uma série de seis livros, publicados pela Nova Fronteira: fantasia com um toque de ficção científica e mitologia. Lembra um pouco Philip Pullman, mas sem o simbolismo cristão de A Bússola Dourada e suas seqüências. A série conta a história de Tal, um adolescente que vive num mundo dividido em níveis e iluminado por cristais de força, e que, ao sair de sua torre, descobre todo um universo de coisas, pessoas e seres que contrariam tudo em que acreditava até então. A ação e os elementos psicológicos são bem dosados e a história prende a atenção. Bem legal, dentro do gênero.

A Montanha dos Trolls, de Katherine Langrish. Uma das melhores surpresas deste ano, edição da Record. A obra é ambientada na Escandinávia medieval e conta a história de Peer (homenagem ao Peer Gynt, de Ibsen?), um menino que, ao perder o pai, vai morar com dois tios que tomam conta de um moinho. Os vizinhos mais próximos: uma simpática família de fazendeiros e um bando de trolls, uma espécie de ogros do imaginário local, sempre em disputa com os humanos por uma ou outra coisa. O realismo das descrições surpreende, e, para quem gosta de mitos e folclore escandinavo, ou mesmo de duendes em geral, é imperdível.

Medicine Road, de Charles de Lint, ilustrado por Charles Vess (de Stardust) e, infelizmente, sem tradução no Brasil. Mais para quem gosta de histórias românticas com um toque de Magia, nesse caso a xamânica (hehehe). No início dos tempos, o Coiote (leiam artigo sobre ele aqui na Estante - é só procurar na lista de posts) deu a dois animais a forma humana, por um prazo limitado, com a condição de só conservá-la se eles encontrassem um amor verdadeiro e incondicional. A garota já conseguiu, mas para o rapaz, Sam Red Dog, as coisas são um pouco mais difíceis. Será que a chegada de duas cantoras folk pode mudar tudo? Só lendo para saber!

Os Portais de Anúbis, de Tim Powers. Livro publicado pela Editora 34 na década de 80. Usando a Magia (alguns diriam tratar-se de Ciência) aprendida com os sacerdotes do Antigo Egito, um homem atravessa os portais do tempo apoderando-se dos corpos jovens e fortes de pessoas que atravessam seu caminho. Misturam-se, aqui, elementos góticos, fantásticos e esotéricos, numa trama cheia de reviravoltas e revelações. Uma leitura densa, não muito fácil, mas interessante, com cada detalhe se encaixando perfeitamente na bem-elaborada trama central.

The Famished Road, de Ben Okri. Obra-prima do realismo mágico africano, conta em primeira pessoa a história de Azaro, um menino que mantém uma estreita ligação com o mundo dos espíritos, mas que, apesar dos constantes chamados para retornar ao outro lado e de muitas dificuldades sociais e materiais, insiste em continuar vivo. Sua família - na verdade apenas os pais ignorantes, mas lutadores e freqüentemente amorosos - reflete, em seu dilaceramento, o drama pelo qual passam muitos países da África, entre fome, guerras e conflitos de interesses nos quais sempre acabam por sofrer as conseqüências. Simplesmente maravilhoso.

.....

Bom, gente... vou ficar por aqui. Apesar dos percalços, foi um prazer, como sempre, escrever os posts deste ano, e mais ainda partilhá-los com vocês. E já vou deixar uma dica do que vos espera no ano que vem: recordações e mais recordações dos meus primeiros 16 anos como leitora, ou seja, dos livros que li até os 20 anos de idade. Vai ter um pouco de tudo, de A a Z... e vai ficar bem legal. Pelo menos é o que eu acho! Mas quando começar vocês me dizem.

Agora, ao apagar das luzes de 2005, às primeiras de 2006, quero desejar a todos um ótimo reinício - de vida, de relacionamento, de luta pelos objetivos. E ano que vem já sabem... não deixem de passar por aqui, OK? ;)

Feliz Ano Novo!

Até breve!

Ana Lúcia

Nenhum comentário: