quinta-feira, novembro 18, 2004

Top 20 2004 (parte 1)

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Conforme prometido, hoje começarei a publicar a série Top 20 2004: a indicação dos 20 livros de que mais gostei, de janeiro até outubro deste ano. Na verdade, serão 25, pois decidi conceder algumas menções honrosas relativas a cinco diferentes categorias. Espero que vocês gostem!

Aqui vão as dicas:

1. A Vida Antes do Homem, de Margaret Atwood. Uma das minhas autoras preferidas (que voltará a aparecer nesta série), Margaret conta aqui a história do triângulo amoroso entre Nate – um homem bom, mas inseguro e confuso quanto a seus próprios sentimentos, - sua esposa Elizabeth e a jovem paleontóloga Lesje, que se dedica ao estudo dos dinossauros. A psicologia masculina e feminina e as relações humanas são abordadas com a maestria de sempre, e a narrativa, embora detalhada, nunca se torna tediosa. Vale a pena ler.

2. Anastácia e Bonifácia, de Flávio de Souza. Esta é uma das várias recriações de contos de fadas que li nos últimos tempos. A história, aqui, é a da Cinderela, que começa a ser contada sob o ponto de vista de suas irmãs adotivas (a Anastácia e a Bonifácia do título) mas que adquire contornos surpreendentes, grotescos e até sombrios quando passa a admitir a intervenção de outros personagens. Criativo da primeira à última página.

3. A Wizard of Earthsea, de Ursula K. Le Guin. Primeiro volume do Earthsea Quartet, relata o aprendizado de Ged, um jovem mago cujo maior inimigo reside dentro de si mesmo. Toda a tetralogia é ótima, mas a trama e a narrativa deste livro são as melhores. Ah! E se alguém quiser saber mais sobre a autora e sua obra, basta procurar por Ursula K. Le Guin na lista de posts mais antigos da Estante. Aposto que não se arrependerão de conhecê-la!

4. Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré. No interior da Albânia, o hábito milenar da rixa de sangue entre famílias determina o destino de um rapaz e afeta as vidas de um escritor e de sua jovem esposa, em visita à região. Tanto os costumes locais quanto as questões psicológicas são abordados com rara sensibilidade. Imperdível.

E agora, a indicação especial... na Categoria Não-Ficção!

As Sete Filhas de Eva, de Bryan Sykes. Fascinante relato de um dos maiores especialistas mundiais em genética, conta como a identificação de um elemento do DNA herdado pela linha materna permitiu aos cientistas traçar a herança dos povos europeus desde a Pré-História. Mesmo quem não entende nada sobre genética e ciência em geral (como é o meu caso) irá compreender as explicações, dadas de forma muito simples e clara, e se interessar pelas conclusões. Ah, sim... ele fez uma ficçãozinha no final, tentando imaginar uma história de vida para cada uma das sete ancestrais... Mas a pesquisa é seríssima, e o livro foi considerado uma das mais importantes publicações na área desde A Hélice Dupla, de James Watson, um dos descobridores do DNA juntamente com Francis Crick.

.......

Bom, Pessoas... Por enquanto é só. Espero que possam aproveitar estas dicas. Semana que vem tem mais... OK?

E, agora, umas brevíssimas linhas sobre mim. Agradeço muito a solidariedade de vocês quanto ao meu estresse. Valeram a força e os toques...! Agora, com a Biblioteca Nacional em greve (hehehe) e alguns contatos sendo feitos, acho que estou conseguindo relaxar um pouquinho, embora ainda tenha que lutar contra a ansiedade. Também ajudou muito a acolhida que tive no Colégio Gaia (gente, nunca dei tantos autógrafos!), a qual me levou, mais uma vez, a ter a certeza de que pelo menos algumas das sementes que venho lançando estão caindo em bom solo. Se são árvores amigas ou flores... então, a seu tempo, hão de germinar!

Abraços pra vocês,

Até a próxima!

Ana Lúcia

P. S. Com a greve da BN, estou descansando mais... mas, por outro lado, o computador de casa tem uma verdadeira barreira de antivírus, que impede o meu acesso a várias páginas e sistemas de comentários. Por isso, não conseguirei visitar todos vocês como gostaria. Espero que compreendam... e acreditem, volto assim que puder!

Abraços,

Ana

segunda-feira, novembro 08, 2004

Um Cocar, um Xaxado e a Invencível Paixão de Ler

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Pois é... Eu ando meio sumida da rede há algum tempo. Mas acreditem que não é por querer. Além de problemas no computador, tenho tido pouco tempo livre, e o que sobra está sendo dedicado à divulgação do meu trabalho, além de outras atividades que me são propostas quando travo contato com diretores de escolas, chefes de bibliotecas e outras pessoas ligadas à área da cultura e da educação.

Hoje, por exemplo, fiz um trabalho com crianças de pré-escola de um CIEP, no âmbito do Projeto Paixão de Ler, com o qual a Prefeitura do Rio procura fomentar o amor ao livro e à leitura. A cada ano um escritor é homenageado; desta vez é Rachel de Queiroz, e a atividade de que participei foi um encontro para falar da história do Ceará. Vendo-me aqui, com meus óculos e ar compenetrado, cercada pelos livros do meu escritório e ouvindo música medieval, vocês não acreditariam, mas hoje já sentei no chão, já brinquei de roda, já usei um cocar de índio e até fingi dançar o xaxado. Foi cansativo... mas bem divertido.

Já na sexta-feira, irei ao Colégio Gaia, onde meu livro O Caçador foi adotado como leitura paradidática para a quinta série. Vamos ver o que meus jovens leitores (ai, que metida!) têm a me dizer sobre as peripécias do protagonista em busca da floresta livre. Segundo eu soube, alguns reclamaram que outros personagens de contos de fadas e populares ficaram de fora (como o Aladim, por exemplo) e que o Caçador devia ter ficado com a Branca de Neve... Vocês, que leram o livro, o que acham?

Em relação ao meu trabalho mais “específico”, estou na batalha para conseguir lugares onde ministrar meu curso sobre os contos de fadas. Algumas edições já estão agendadas para o ano que vem, na Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, mas estou buscando espaço em outras instituições. Por isso, se alguém tiver contatos interessantes que possa me fornecer, inclusive fora do Rio, ficarei muitíssimo grata.

Estou querendo principalmente ir a São Paulo, onde eu iria fazer uma palestra e lançar meus dois livros, o que, como sabem, acabou não acontecendo. Tenho muitos amigos queridos em Sampa, a maioria dos quais não conheço pessoalmente, e seria ótimo se pudesse rolar alguma coisa por lá. Vamos ver se algo acontece em 2005!

De qualquer forma, não espero agendar mais nada até o final do ano, que está muito próximo, ao passo que eu estou precisando descansar. Até a Luciana disse ontem que estou muito estressada, e, se uma criança de três anos e meio percebe isso, é porque a coisa deve ser séria. Então, vou diminuir o ritmo e me concentrar em produzir um plano de ação e material de divulgação para o ano que vem, além de adiantar o trabalho na Biblioteca Nacional. E aqui na Estante pretendo começar, na semana que vem, a publicar uma série com os Top 20 de 2004: os vinte melhores livros que li este ano (até agora), com destaque para as categorias conto, romance, infanto-juvenil e não-ficção. Para quem gosta de minhas dicas de leitura, será uma boa oportunidade de aumentar a cartinha para o Papai Noel!

Então, Pessoas Queridas, fico por aqui. Espero poder visitar a todos ao longo das próximas semanas, mas se eu não puder não fiquem zangados. Vocês sabem o quanto são importantes para mim.

Abraços a todos,

Até a próxima!

Ana Lúcia

P. S. Aproveito para avisar que mandei informações sobre a forma de adquirir meus livros a todos que as solicitaram. Se alguém ainda está esperando resposta, por favor, não deixe de me avisar... OK?

Abraços,

Ana