quarta-feira, julho 07, 2004

Luciana e os Conceitos Abstratos

Aconteceu anteontem, depois que o último desenho que vemos à noite havia acabado e, TV desligada, eu tentava convencer a pequenininha a se preparar para dormir. O problema é que isso se dá às 21 horas e ela ainda está bem acordada, então...

ANA: Filha, acabou o desenho! Vamos escovar os dentes?
LULU: Ah, mãe... Deixa eu ver só um livrinho...
ANA (sabendo que ela não “apaga” antes das 10). Ah, tudo bem... Mamãe vai te dar mais um tempo...
LULU: Então me dá! Cadê?
ANA: Cadê o quê?
LULU (sem qualquer ironia): O tempo que você vai me dar?
ANA (se esforçando por explicar o conceito de “tempo”): Ah, isso não é uma coisa que a gente dê assim não, filhinha... Dar tempo quer dizer esperar... A mamãe quis dizer que ela pode esperar um pouco, você pode ver seu livrinho e depois escovar os dentes, entendeu?
LULU: Entendi.
(Ela começa a ver o livrinho, eu vou até a cozinha. Volto e sento ao lado dela. Lulu põe o livro de lado e me olha, muito séria).
LULU: Mamãe.
ANA: Sim, meu amor?
LULU (estendendo a mãozinha). O tempo. Cadê?

......................................

Ah, se o Tempo pudesse ser contido nas nossas mãos, pesado e medido e empregado conforme a nossa vontade...!

Nenhum comentário: